Presentear um jornalista

Posso presentar um jornalista? Até pode, mas…

Não convém presentear porque o jornalista publicou uma boa matéria sobre sua empresa ou mesmo seus dirigentes. Pode dar a entender que ele está lhe devendo uma retribuição ou que se comprometa em pautas futuras.

O melhor é um e-mail de agradecimento, reforçando que continua à disposição. Sua assessoria de imprensa pode ajudar a adar o tom certo nesse texto de agradecimento.

Há datas especiais que comportam uma lembrança, como aniversários, Dia da Imprensa, Dia do Jornalista. Nada exagerado e de preferência relacionado ao perfil de negócio da empresa. Evite, porém, propagandear, ou seja, incluir peças de marketing.

No Ano Novo, vale um postal digital, mas não em datas religiosas, como o Natal, em função da diversidade de crenças.

Antes da entrevista, nem pensar em dar “lembrancinhas”. Pode parecer que quer “comprar” a boa vontade do jornalista. Masse tiver um Mídia Kiti com produtos da empresa, release institucional, folder, caneta, bloco ou algo do gênero, não há problema.

Os itens variam de acordo com o perfil da empresa. É simpático entregar após finalizar a entrevista. Sua assessoria também pode fazer isso em nome da empresa.

O envio de Press Kit com release e brinde para divulgar lançamentos é perfeitamente admitido, e valoriza a relação entre empresa e jornalista, uma vez que um seleto grupo receberá a informação em primeira mão.

É papel da assessoria se encarregar disso, com listas atualizadas de mailing, para que o envio chegue aos jornalistas certos.

Veja a dica anterior clicando aqui.

Tags: