entrevista

Como sair de uma saia justa em uma entrevista?

Seja em um entrevista ou coletiva de imprensa, perguntas e tópicos não tão desejados podem entrar na pauta. E saber respondê-los é crucial para os desdobramentos desse assunto.

O ideal é que os pedidos de entrevista sejam sempre direcionados à assessoria. Dessa forma, ela pode conversar com o jornalista, entender melhor a pauta da matéria e suas particularidades, até para avaliar se interessa à empresa atender ou não à solicitação.

Para estar preparado, é possível simular a entrevista antecipando as perguntas prováveis, especialmente as mais delicadas, por meio de um Q&A. Isso, no entanto, não evita que o jornalista muda o tema ou faça questões não previstas.

A Press Services faz media training com os porta-vozes da empresa, para que eles se sintam seguros no contato com a imprensa.

Veja também: Orientações para uma boa entrevista.

Uma pergunta dúbia, que pode dar margem a uma resposta indevida, deve ser esclarecida. Sanar a dúvida ou expor o que foi entendido como questionamento é uma saída necessária para evitar ruído na comunicação. Se a assessoria estiver presente, ela pode intervir.

Por fim, não é preciso aceitar todas as perguntas. Delicadamente, mas com firmeza, o porta-voz pode contestar ao jornalista: isso foge às minhas funções e, por isso, não é algo que eu possa responder; a empresa não fala sobre esse assunto por razões estratégicas; não estou autorizado a dar essa informação, entre outras respostas.

Veja a dica anterior clicando aqui.

Tags: